sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Historia da Bidoeira de Cima

Bidoeira de Cima é uma Freguesia recente, criada em 1985, saída da Freguesia de Milagres. Com uma área de 15 km² e uma população de mais de 3.000 habitantes, é actualmente visível a sua industrialização, modernidade urbana e uma grande capacidade para atrair investimentos.

A palavra "bidoeira" é registada nos dicionários como sendo o mesmo que "vidoeiro", uma árvore de copa frouxa que se encontra nas margens dos cursos de água e terrenos húmidos mas que é, actualmente, já rara em Portugal.

Ao dar-se o povoamento na região de Leiria, após a saída dos mouros, haveria muitas árvores destas nas terras regionais e delas terá passado o nome para povoações que hoje nos aparecem com a designação de "bidoeiras", a de cima e a de baixo, por uma estar mais elevada que outra na sua situação geográfica.

A Freguesia da Bidoeira de Cima ocupa um espaço geográfico pertencente ao Concelho de Leiria e é composta por nove lugares, cujos aglomerados se encontram implantados entre a floresta e o campo. É uma Freguesia caracterizada por uma vida económica com elevada dinâmica nas áreas industrial, comercial e de serviços.

Os lugares da Freguesia são: Bidoeira de Baixo, Bidoeira de Cima, Carriço, Casais da Bidoeira, Mata da Bidoeira, Vale Tojo, Pêga, Texugueira e Vale Coelho;

Sem comentários:

Enviar um comentário